Foto-carto-interpretação

 

EXERCÍCIO 2

 

 

Cartografia e interpretação

do sítio de Tomar

(Santarem, Portugal)

 

 

 

 

Os estudantes tem duas capturas de Google Earth, o sítio de Tomar (imagem a pequena escala) e centro de Tomar (imagem a escala mais grande).

 

 

O estudante fará :

1. um esquema da imagem do centro de Tomar, com uma análise morfológica da planimetria.

 

 

2. Um comentário da morfologia de Tomar, utilizando a primeira imagem (mais global), para compreender as relações entre a cima e a baixa, entre as duas margens do rio Nabão, entre as igrejas dentro da cidade e as outras fora, etc.

O trabalho necessita fazer previamente uma topografia medieval da zona, localizando as igrejas, os mosteiros, os pontes, as vias principais, os castelos, etc. Depois a leitura morfologica pode começar.

 

 

Ajuda

 

O estudante pode realizar o esquema com um software de desenho (tipo Adobe Ilustrador), não esquecendo uma legenda explicativa do seu escolho das formas e das cores ; a análise necessita fazer mudanças de escalas directamente no Google Earth, para ver melhor os detalhes, realizar capturas convenientes, etc.

 

O esquema deve coresponder exactamente à zona da imagem fornecida, mas não é interdito fazer uma observação pessoal dos arredores, no Google Earth, para compreender melhor o que se passa, nem uma pesquisa nos livros e na internet para descobrir informações interessantes !

A interpretação necessita ter iniciativa.

 

Incrustei uma escala linear na parte baixa esquerda de cada imagem. Mas, navegando nos geoportais, o estudante deve controlar cada vez a escala da sua observação.

 

 

Envie o seu exercício (texto com figuras) a

 

chouquer@gmail.com

 

O estudante pode pedir os ficheiros iniciais das imagens para dispor das capturas com maior resolução. Basta mandar-me um email.

NB – Utilizo em modo cotidiano, para todas as correspondências, o email chouquer@club-internet.fr.

 

O email chouquer@gmail.com  só pode ser utilizado para enviar os ficheiros mais pesados. Obrigado pela atenção.

 

 

Documentos

 

Imagem do sítio de Tomar (captura de Google Earth)

 

::Image 18.png

 

 

 

 

Imagem do centro de Tomar (origem : Google Earth)

 

::Image 21.png

 

 

 

Accès privé