Morfologia em arqueogeografia

 

EXERCÍCIO 2

 

 

Análise da morfologia agraria

do sítio de Doupov

(República Tcheca)

 

nível = dificuldade média

 

 

O estudante terá que realizar um estudo da morfologia agraria na região de Doupov. A imagem de partida é uma captura de Google Earth, monstrando o sítio actual de Doupov (Duppau durante a occupação alemão). Doupov era uma aldeia até o início dos anos 1960, mas totalmente arruinada desde esta época.

 

 

O primeiro trabalho consiste na busca dos documentos complementares necessários para fazer a análise da morfologia (ver abaixo, exemplos de documentos). Onde os encontrarem ?

- Na documentação na Internet, mas cuidadosamente, porquê os comentários podem dizer erros ! Ver as séries de fotografias e planos com ligações indicadas abaixo.

- Utilizar a função específica de Google Earth para ler varias imagens do sítio.

 

Bem ler o intitulado do exercício que concerna a morfologia do sítio, quer dizer organização de todo o espaço agrário.

 

 

O estudante fará :

 

1. Um plano geral simplificado da captura 1.

2. Um  (ou varios) esquema(s) das formas com legenda, escala, orientação a sua escolha, para apoiar o seu discurso.

3. Um comentário, utilizando o vocabulario da morfologia, visto nos primeiros cursos de morfologia e de foto-interpretação e encontrado nos livros sobre a morfologia na Idade media. O estudante poderá estabelecer uma comparação entre os tipos de informações.

 

 

 

Envie o seu exercício (texto com figuras) a

chouquer@club-internet.fr

Entregue-o antes do dia 30 de Maio. Depois deste dia, não aceitarei (o que significa um zero). Sujiro que o estudante mandar o seu correio alguns dias antes do dia “fatal” para se premunir e evitar um incidente informático ou outro o último dia... O que aconteceu o ano passado !

 

 

Tipo di ficheiro : .doc  ou .docx  ou  .pdf   (outros = não)

 

 

 

Ajuda :

 

- Os cursos de Fevereiro e Março ; e os de Abril-Maio ;

- O sítio :   http://www.archeogeographie.org , onde o estudante encontrará estudos, cursos, exemplos, bibliografia, correcções, etc. A lingua do sítio é o francês, mas a lingua das imagens e da sua interpretação é universal.

 

- A minha presença e a presença de Magali Watteaux no Instituto de Arqueologia, para os ajudar. Cada estudante pode obter um tempo de trabalho de iniciação connosco. Basta nos perguntar.

 

 

 

Captura 1 : imagem de Google Earth (31 de Dezembro 2003). Escala : 3000 metros.

 

 

Extracto da folha Dresden do mapa alemão de 1894, com a menção da aldeia de Duppau (o nom germânico de Doupov). Hoje a aldeia desapareceu totalmente.

 

http://lazarus.elte.hu/hun/digkonyv/topo/200e/31-50.jpg

 

A praça central da aldeia de Duppau (hoje Doupov) no fim do século XIX.

 

Ver dois album de fotografias nos sítios com fotografias, mapas, documentos muito interessantes para a compreensão do processo de transformação recente do lugar num sítio de carácter arqueológico.

 

http://www.zanikleobce.cz/index.php?lang=d&obec=14

 

http://compot.cz/amka/dokumenty/doupov-prvoalbum/doupov.html

 

--------

Accès privé