Fotocartografia em arqueogeografia

 

EXERCÍCIO 2

 

 

Análise de uma fotografia aérea

na régião de Foggia

(Italia, Puglia)

 

nível = iniciação

 

 

O documento a estudar é uma captura na missão accesível nos sítios de Live Search Maps (Bing Maps ou Microsoft Virtual Earth) ou de Flash Earth.

 

 

O estudante fará :

 

1. Uma pesquisa par situar a fotografia na sua zona. Observar os arredores na mesma missão e fazer as ligações necessárias.

 

2. Uma descrição metodológica da sua pesquisa. Por exemplo : como encontrar a escala do documento ? como “documentar” a fotografia ? quais são as informações disponiveis ?

 

3. Um esquema de interpretação da fotografia.

 

4. Um comentário, utilizando o vocabulario da morfologia, visto nos primeiros cursos de morfologia e de foto-interpretação.

 

 

 

Envie o seu exercício (texto com figuras) a

chouquer@club-internet.fr

Entregue-o antes do dia 30 de Março. Depois deste dia, não aceitarei (o que significa um zero). Sujiro que o estudante mandar o seu correio alguns dias antes do dia “fatal” para se premunir e evitar um incidente informático ou outro o último dia... O que onteceu o ano passado !

 

 

Tipo di ficheiro : .doc  ou .docx  ou  .pdf   (outros = não)

 

 

 

Ajuda :

 

- Os cursos de Fevereiro e Março ;

- O sítio :   http://www.archeogeographie.org ,  onde o estudante encontrará estudos, cursos, exemplos, bibliografia, correcções, etc. A lingua do sítio é o francês, mas a lingua das imagens e da sua interpretação é universal.

 

- A minha presença e a de Magali Watteaux no Instituto de Arqueologia, entre os dias 21 de Fevereiro e 6 de Março, para ajudo-los. Cada estudante pode obter um tempo de trabalho connosco.

 

 

 

Captura com aumentação dos contrastos.

 

 

 

Para situar a zona :

Latitude : 41° 22' 10.0'' Norte

Longitude : 15° 31' 45.0'' Este

(para encontrar a situação, utilizar o geoportal : http://www.flashearth.com/ )

 

Imagem do geoportal FlashEarth, com a cruz central e as coordenadas geográficas deste ponto.

Accès privé