Morfologia em arqueogeografia

 

EXERCÍCIO 1

 

 

Análise da morfologia

do sítio da cidade de Ostia

(Italia)

 

nível = iniciação à investigação

 

 

O estudante terá que estabelecer um plano global simplificado da cidade antiga de Ostia. Neste caso, eu não dou uma imagem como ponto de partida, mas unicamente uma indicação geral. O que significa que o primeiro trabalho consiste na busca dos documentos necessários para fazer a análise da morfologia. Onde os encontrarem ? Nas publicações arqueológicas, evidentemente, mas também nas imagens aéreas, o que significa fazer uma pesquisa para indentifica-las. Quais são as missões disponiveis as mais úteis ?

 

 

O estudante fará :

 

1. Uma lista dos documentos que podem constituir a documentação de morfologia urbana. 

 

2. Um plano geral simplificado da cidade (simplificado : sem entrar no detalhe do desenho das casas ; unicamente as ruas, os monumentos principais e outras informações que o estudante julgará importantes), indicando igualmente a natureza da informação : da orígem arqueológica ou da orígem fotográfica.

 

3. Um  (ou varios) esquema(s) das formas com legenda, escala, orientação para apoiar o seu discurso.

 

4. Um comentário, utilizando o vocabulario da morfologia, visto nos primeiros cursos de morfologia e de foto-interpretação e encontrado nos livros sobre a morfologia urbana na Antiguedade. O estudante poderá estabelecer uma comparação entre os tipos de informações.

 

 

 

Envie o seu exercício (texto com figuras) a

chouquer@club-internet.fr

Entregue-o antes do dia 7 de Maio. Depois deste dia, não aceitarei (o que significa um zero). Sujiro que o estudante mandar o seu correio alguns dias antes do dia “fatal” para se premunir e evitar um incidente informático ou outro o último dia... O que aconteceu o ano passado !

 

 

Tipo di ficheiro : .doc  ou .docx  ou  .pdf   (outros = não)

 

 

 

Ajuda :

 

- Os cursos de Fevereiro e Março ;

 

- O sítio :   http://www.archeogeographie.org ,  onde o estudante encontrará estudos, cursos, exemplos, bibliografia, correcções, etc. A lingua do sítio é o francês, mas a lingua das imagens e da sua interpretação é universal.

 

- A minha presença e a presença de Magali Watteaux no Instituto de Arqueologia, entre os dias 21 de Fevereiro e 6 de Março, para ajudo-los. Cada estudante pode obter um tempo de trabalho de iniciação connosco. Basta nos perguntar.

 

 

 

 

Accès privé