Foto-carto-interpretação

 

EXERCÍCIO 1

 

 

Cartografia e interpretação

das aldeias radiais

na Alemanha setentrional

(Schreyahn e Zadrau)

 

 

 

 

Os estudantes têm duas capturas de Google Earth, para cada aldeia, Schreyahn e Zadrau.

As aleias situam-se perto de Lüchow, na região de Wendland e na região federal de Niedersachsen, quase exactamente entre Berlim e Hamburgo, na margem esquerda do rio Elba.

 

O estudante fará :

 

1. um esquema da imagem de Schreyahn, identificando todas as formas (linhas, superfícies, modelados, habitats, etc). Esta fase coresponde à “identificação” das formas.

 

2. Um esquema do sítio de Zadrau, desenhando a aldeia radial e o parcelário fóssil com uma cor e outras linhas e habitats com outras cores. A ideia é sublinhar as concordâncias e as discordâncias entre os elementos visiveis na imagem.

 

3. Um (breve) estudo da zona regional onde se encontra este tipo de forma radial, no Google Earth. Significa que o estudante realizar uma prospecção com Google Earth (ou outro geoportal), utilizando os sinais disponiveis para marcar varios exemplos e definir a zona de extensão do fenómeno (e, depois, fazer uma captura do ecran).$ ; ou fazendo uma cartografia original da diffusão, se houver tempo.

 

 

Ajuda

 

Para conhecer melhor o tipo numa pesquisa na internet, as palavras chaves são Rundling, Rundling dorf, Angerdorf.

Ver, no sítio de Schreyahn, fotografias das quintas tradicionais e outros documentos.

 

O caso de Zadrau apresenta o interesse maior porque perto da aldeia radial, se encontra uma zona de parcelário fóssil, o que pode indicar elementos de interpretação. Como pensar a relação entre a aldeia e todas as outras formas, fosseis e actuais ? Elaborar o raciocínio.

 

O estudante pode realizar os esquemas com um software de desenho (tipo Adobe Ilustrador ou outro comparável), não esquecendo uma legenda explicativa do seu escolho das formas e das cores ; a análise necessita fazer mudanças de escalas directamente no Google Earth, para ver melhor os detalhes, realizar capturas convenientes, etc.

 

Os esquemas devem coresponder exactamente à zona de cada imagem, mas não é interdito fazer uma observação pessoal dos arredores, no Google Earth, para compreender melhor o que se passa !

 

A interpretação necessita ter iniciativa.

 

Incrustei uma escala linear na parte baixa esquerda de cada imagem. Mas, navegando nos geoportais, o estudante deve controlar cada vez a escala da sua observação.

 

 

Envie o seu exercício (texto com figuras) a

 

chouquer@gmail.com

 

O estudante pode pedir os ficheiros iniciais das imagens para dispor das capturas com maior resolução. Basta mandar-me um email.

 

NB – Utilizo em modo cotidiano, para todas correspondências, o email chouquer@club-internet.fr

 

O email chouquer@gmail.com  só pode ser utilizado para enviar os ficheiros mais pesados. Obrigado pela atenção.

 

Documentos

 

Imagem da aldeia de Schreyahn (captura de Google Earth)

 

::Image 15.png

 

 

 

 

Imagem da aldeia de Zadrau (origem : Google Earth)

 

::Image 13.png

 

 

 

Accès privé